sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Relembrando lançamento da pavimentação asfáltica da avenida General Osório

 Eu estava presente como assessor de Imprensa neste dia do ano de 2001, quando a então prefeita Isolete Correa Rodrigues acompanhada dos vereadores Vanderlei Berté (In memória) Adolfo Deiss e Tarciso Aguiar (atual prefeito do município), secretário de obras Euclides Enzwailer e convidados, fez o lançamento da pavimentação asfáltica da Av. General Osório. 
Passados 13 anos, essa é a imagem que temos hoje da importante avenida de nossa cidade de Brasnorte. É a segunda mais movimentada em todo nosso perímetro urbano. O tempo tem sido generoso para nossa cidade. Estamos avançando. E vamos avançar muito mais. 

HISTÓRIA: Evolução arquitetônica da Escola Municipal 1º de Junho de Brasnorte

 Quando vi a escola municipal 1 de Junho de Brasnorte pela primeira vez, final do ano 2000, ela era assim...
14 anos depois, nossa escola está com essa fachada. Nesse quesito, avançou.

Por causa do esporte, poucos jovens brasnortenses caem no mundo do crime

Futebol
Karatê
Capoeira
Não disponho de dados oficiais cedidos pelas autoridades do setor de segurança pública estadual e nem da Assistência Social do município. Porém, pelo que tenho testemunhado, tem sido baixíssimo o número de jovens brasnortenses envolvidos com a criminalidade.

É verdadeiro afirmar que as várias práticas esportivas desenvolvidas no município podem estar colaborando muito para a inserção dos nossos jovens numa melhor perspectiva de vida.

Precisamos investir ainda mais no incentivo dos nossos jovens para que façam carreira nos esportes como forma de realização pessoal, inserção social, econômica e mais, para agregação familiar.

Mas, particularmente estou satisfeito ao ver tantos meninos e meninas de meu município dedicando parte do seu tempo extra-escolar em práticas esportivas como o Karatê, futebol, futsal, capoeira, etc.


Avante meninos e boa sorte na vida! Por Dorjival Silva. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

HISTÓRIA: Imagem do desfile cívico de 7 de setembro de 1984 em Brasnorte


O desfile acontece no dia 7 de Setembro de 1984, (conforme registro da própria foto) no que seria hoje a Rua Cáceres. De acordo com a professora Terezinha Assmann, nesse prédio branco atrás das crianças, localizado no traçado que seria a Avenida Senador Júlio Campos, funcionava o então banco Bamerindus. Para se ter uma noção exata do local desse banco, segundo Claudete Colla, é onde hoje está instalada a Loja Martinello. Bem ai, ao lado direito da foto estava instalado o hotel de Marcelo Félix Pistsch. Essa foto foi publicada no Facebook pessoal de Antônia Aparecida Pereira Prado. 

HISTÓRIA: Muita fé e devoção numa procissão dos brasnortenses em 1980


Demonstrando sua fé e gratidão a Deus, os poucos moradores de Brasnorte saem pela rua de chão batido em procissão até a Igreja Católica. O ano era 1980. Conforme Marcelo Pietsch, nessa mata atrás dos caminhantes católicos, foi construída a linda Praça da Bíblia que conhecemos hoje. Essa foto foi publicada no Facebook pessoal de Antônia Aparecida Pereira Prado em novembro de 2013.  

HISTÓRIA: O dia em que a Rede Cemat foi homenageada pelos brasnortenses


Feliz com a chegada da energia elétrica ao município, naquele ano de 1990, a população de Brasnorte saiu às ruas no desfile cívico de 7  de Setembro do mesmo ano, com um número bem reduzido de alunos homenageando a então Rede Cemat. A foto foi publicada no Facebook  pessoal de Antonia Aparecida Pereira Prado, ano de 2014. 

Escassez de mão de obra especializada preocupa fazendeiros de Brasnorte


Acredite. Hoje, uma das maiores preocupações dos fazendeiros e gerentes de fazendas no município de Brasnorte, não é com as altas e baixas de preços da soja ou do milho ou da arroba do boi. 

Como o cenário em nosso município é de transição por conta da chegada dos grãos, a maior aflição nas propriedades é a escassez de mão de obra. Sim, faltam trabalhadores.

Uma das explicações para isso diz respeito à introdução das tecnologias de ponta, que exigem melhor preparo da parte do profissional. São tratores, colheitadeiras, enfardadeiras, computadores, enfim, máquinas exigentes e difíceis de ser manejadas. Na área do boi, confinamento, integração pecuária/lavoura, e outras inovações que também necessitam de técnicos gabaritados.

E por incrível que pareça, faltam no município até peões para a labuta mais pesada. Eles preferem migrar para as cidades vizinhas, pois lá também têm empregos sobrando.


Para incentivar alguns trabalhadores, uma fazenda moderna do município paga o salário e o complementa com a renda de algumas sacas de soja. Por Dorjival Silva

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Brasnorte é o segundo maior produtor de girassol do estado de Mato Grosso


Você sabia?
O município de Brasnorte, localizado na região noroeste de Mato Grosso, distante 580 km de Cuiabá, é o segundo maior produtor de girassol do estado. Sua área planta em 2014 foi de 6.490 hectares com uma produção segundo o IBGE-MT de 9.735 toneladas.

O cultivo do grão em nosso município supera o de Canarana, Campos de Júlio, Diamantino, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Sapezal, Tangará da Serra e Tapurah.

Campo Novo do Parecis ocupa o primeiro lugar em Mato Grosso. Por Dorjival Silva com informações do Portal do Agronegócio. 

PIONEIRO Maurício Júlio Helfer: de caminhoneiro a dono de hotel em Brasnorte

PIONEIRO Maurício Júlio Helfer é entrevistado e fotografado
por Dorjival Silva
Foi no domingo, dia 20 de janeiro do ano de 1980, que o então motorista de caminhão Maurício Júlio Helfer pisou pela primeira vez o solo da localidade que 7 anos depois se emanciparia do município de Diamantino e seria a cidade de Brasnorte.

Naquela tarde, ele disse que ao olhar em sua volta viu apenas mata fechada. Mas já existiam algumas poucas moradias de madeira e o traçado do que futuramente seriam as ruas da cidade. 

Nascido em 28 de maio do ano de 1955, no município gaúcho de Santa Cruz do Sul, Maurício precisou vir dirigindo um caminhão, em janeiro de 1980, ao estado do Mato Grosso, trazendo pertences de duas famílias que viriam morar em terras adquiridas da Brasnort.

Essas duas famílias vieram para administrar uma madeireira chamada Laurentina, hoje conhecida por VJ.

Maurício Júlio Helfer com 18 anos de
idade. Reprodução de Dorjival
Silva
O pioneiro precisou retornar à terra natal onde permaneceu por mais um ano. Lá, ele se casou e meses após, veio para definitivamente fixar residência na Brasnorte.

Maurício me contou que durante esses anos todos de moradia em nosso município atuou como motorista de caminhão, borracheiro e 14 anos seguidos como proprietário de uma pequena mercearia.


No ano 2000, se tornou dono do hotel e churrascaria Gaúcha até o dia hoje quando já está com 59 anos de idade completos. É pai de um casal de filhos. É gente de nossa história. Texto de Dorjival Silva

20 de novembro: Dia da Consciência Negra


Fazenda Berneck: grandeza e esplendor nas terras de Brasnorte


O complexo industrial Berneck é composto por 263.291m² de área construída e tem capacidade para suprir o mercado anualmente com mais de 2.050.000m³ de produtos com A MARCA DA MADEIRA.

UNIDADE INDUSTRIAL | BRASNORTE - MT – BRASIL

Unidade industrial e florestal do grupo Berneck que fabrica toda a linha de produtos de madeira Teca: madeira serrada, beneficiada, BERTEca Brasil - painel colado e o BERDeck - deque; além de manter as áreas de cultivos florestais desta nobre madeira. Saiba mais aqui

É a nossa história. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Evellin Duarte é a primeira brasnortense bacharela em Enfermagem pela AJES de Juína

Enfermeira padrão de Brasnorte: Evellin Duarte

Evellin Duarte com colegas enfermeiras
A brasnortense Evellin Duarte é a primeira estudante do município, da primeira turma de Bacharel em Enfermagem da AJES/Juína a concluir a graduação. A colação de grau dela e demais formandos está prevista para acontecer em março de 2015. Formada, Evellin pretende atuar em nosso município. É gente da nossa história. 

Pioneiro de Brasnorte Manoel Inácio Nunes é fotografado por Dorjival Silva


Pioneiro de Brasnorte: Manoel Inácio Nunes - fotografado por Dorjival Silva
em 18 de 11 de 2014
Neste dia 18 de novembro de 2014, tive a felicidade de conhecedor, conversar e fotografar uma das primeiras pessoas que pisaram o solo de Brasnorte. Manoel Inácio Nunes, nascido no dia 28 de julho do ano de 1924, no município de Araraguá, estado de Santa Catarina, me disse que quando chegou a essa localidade, encontrou poucos barracos de lona e apenas um ou dois sendo construídos de madeira.

Reprodução da cédula de identidade
de Manoel Inácio Nunes por
Dorjival Silva
O pioneiro, hoje com mais de 90 anos de idade, não lembra o dia nem o ano que chegou para fixar residência na então Brasnort. Daquele tempo, além do que viu, lembra-se apenas da fervorosa luta dos poucos moradores para viajarem até a cidade de Tangará da Serra, distante cerca de 340 km, para trazer um padre que rezaria a primeira missa no local que hoje está edificada a Igreja Matriz.


Manoel Inácio contou que após ficar viúvo da primeira esposa, se casou outra vez, já morando em Brasnorte, com a mulher com quem vive até hoje. Nesta data ela está com mais de 70 anos. Dos dois casamentos teve 11 filhos. Texto de Dorjival Silva.

Brasnorte ganha loja de porte médio da área de material de construção


De olho no potencial de Brasnorte que tende a viver também sua onda de crescimento imobiliário, o empresário Genival Domiciano inaugurou recentemente na avenida mais movimentada da cidade uma loja de porte médio de material de construção. Espaçosa, bem organizada, a empresa se destaca como uma das maiores do setor já instaladas no município. 

Brasnorte está se transformando num verdadeiro 'tapete verde'. É muita soja


Com 15.959 KM quadrados, de acordo com o IBGE, o município de Brasnorte (região noroeste de Mato Grosso) que até a década passada focou sua economia na extração e beneficiamento da madeira, está se transformando em um verdadeiro tapete verde com a chegada das grandes plantações de soja para exportação comercial.

A riqueza agrária salta aos olhos de quem conhece a nova realidade socioeconômica do município. Verdade é que ainda temos que crescer muito para atingir ao patamar desejado, nos igualando ou superando as economias dos municípios vizinhos, mas com a dimensão territorial que temos para plantação de soja, milho, algodão, girassol, arroz e outras culturas, não demoraremos em chegar ao topo.

É uma questão de esforços concentrados, planejamento e muito incentivo àqueles que produzem e geram riqueza. Riqueza essa que bem distribuída pode mudar muito os rumos do município. 

Brasnorte celebra hoje o níver da veterinária Érica Telles e do carteiro Natanael Ferreira

Pessoa ilustre da sociedade brasnortense, a médica veterinária Érica
Telles, celebra hoje em família mais um níver. Tintin!

Natanael Ferreira, carteiro atuando há muitos anos em Brasnorte, está
vivendo hoje mais um importante dia em sua vida. É seu níver.
Tintin!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Grupo Pasqualotto mantém grande supermercado em Brasnorte


No lugar onde funcionou por vários anos o Supermercado Ferrari, hoje está funcionando o Supermercado Pasqualotto. Obra moderna, localizada à Avenida Júlio Campos, centro da cidade, a loja é a maior do ramo no município. 

Brasnorte precisa ser vista como a ‘bola da vez’



Com muita terra boa para a agricultura e expansão bovina, água abundante e clima bom, o município de Brasnorte, localizado na região noroeste de Mato Grosso, está a caminho de um grande salto para o futuro.  
Todos os municípios da região já deram o que tinham que dar. Expandiram-se comercialmente, a agricultura atingiu seus píncaros, alguns estão avançando na industrialização, suas populações cresceram. Etc.
Brasnorte, como portal da Amazônia, segue seu ritmo, sua luta, seu trabalho em busca do desenvolvimento socioeconômico. Com a queda brusca sofrida no setor madeireiro, restou ao município vislumbrar novos horizontes para dar continuidade ao crescimento de sua economia. Com isso, o município que sobreviveu por muitos anos da extração da madeira, passou a se firmar nos últimos anos no promissor setor agropecuário. E vem dando certo.
Crê-se que, com os avanços já alcançados no setor agropecuário, e mais investimentos aplicados nos setores comercial e industrial, Brasnorte chegue em pouco tempo a ser tão forte economicamente quanto as maiores cidades da região e talvez, até supere. Todos nós precisamos trabalhar por isso.
Verdade é que, com esse boom de crescimento esperado, bons investimentos deverão ser canalizados para os setores de serviços públicos, como saúde, educação, segurança, pavimentação, construção de moradias populares, etc.
A luta pelo crescimento de Brasnorte deve ser de todos nós. Esforço conjunto dos poderes executivo e legislativo, clubes de serviços e associações, igrejas, comunidade em geral. Vamos embora! Brasnorte precisa ser vista como a bola da vez.

Hoje é o níver de Claudete Borile. À ela toda felicidade!


Todos os vivas de festa e alegria seguem hoje para a jovem brasnortense Claudete Borile. Com ela nós celebramos o dia desejando-lhe muito paz, saúde e prosperidade. TINTIN!

domingo, 16 de novembro de 2014

Frigorífico de Brasnorte: perspectivas de geração de empregos e renda para o município

Com perspectivas de entrar em funcionamento no ano de 2015, o frigorífico de Brasnorte, localizado às margens da MT – 170, saída para Campo Novo do Parecis, é uma luz no que tange a um futuro mais promissor no setor de geração de emprego e renda para o município. Com essa grande empresa funcionando a realidade socioeconômica de Brasnorte tende a mudar significantemente.  

Hoje é o níver dos brasnortenses: Marcos, Guilherme, Claudineia e Juliana

Marcos Antonio da Costa

Guilherme B Martins 
Claudineia Eduarda 

Juliana Alves
Aos queridos brasnortenses Marcos Antonio da Costa, Guilherme B Martins, Claudineia Eduarda e Juliana Alves - aniversariantes deste domingo, dia 16 de novembro, nossos votos de paz, saúde e prosperidade. TINTIN!