quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PIONEIRO Maurício Júlio Helfer: de caminhoneiro a dono de hotel em Brasnorte

PIONEIRO Maurício Júlio Helfer é entrevistado e fotografado
por Dorjival Silva
Foi no domingo, dia 20 de janeiro do ano de 1980, que o então motorista de caminhão Maurício Júlio Helfer pisou pela primeira vez o solo da localidade que 7 anos depois se emanciparia do município de Diamantino e seria a cidade de Brasnorte.

Naquela tarde, ele disse que ao olhar em sua volta viu apenas mata fechada. Mas já existiam algumas poucas moradias de madeira e o traçado do que futuramente seriam as ruas da cidade. 

Nascido em 28 de maio do ano de 1955, no município gaúcho de Santa Cruz do Sul, Maurício precisou vir dirigindo um caminhão, em janeiro de 1980, ao estado do Mato Grosso, trazendo pertences de duas famílias que viriam morar em terras adquiridas da Brasnort.

Essas duas famílias vieram para administrar uma madeireira chamada Laurentina, hoje conhecida por VJ.

Maurício Júlio Helfer com 18 anos de
idade. Reprodução de Dorjival
Silva
O pioneiro precisou retornar à terra natal onde permaneceu por mais um ano. Lá, ele se casou e meses após, veio para definitivamente fixar residência na Brasnorte.

Maurício me contou que durante esses anos todos de moradia em nosso município atuou como motorista de caminhão, borracheiro e 14 anos seguidos como proprietário de uma pequena mercearia.


No ano 2000, se tornou dono do hotel e churrascaria Gaúcha até o dia hoje quando já está com 59 anos de idade completos. É pai de um casal de filhos. É gente de nossa história. Texto de Dorjival Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário