quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Escassez de mão de obra especializada preocupa fazendeiros de Brasnorte


Acredite. Hoje, uma das maiores preocupações dos fazendeiros e gerentes de fazendas no município de Brasnorte, não é com as altas e baixas de preços da soja ou do milho ou da arroba do boi. 

Como o cenário em nosso município é de transição por conta da chegada dos grãos, a maior aflição nas propriedades é a escassez de mão de obra. Sim, faltam trabalhadores.

Uma das explicações para isso diz respeito à introdução das tecnologias de ponta, que exigem melhor preparo da parte do profissional. São tratores, colheitadeiras, enfardadeiras, computadores, enfim, máquinas exigentes e difíceis de ser manejadas. Na área do boi, confinamento, integração pecuária/lavoura, e outras inovações que também necessitam de técnicos gabaritados.

E por incrível que pareça, faltam no município até peões para a labuta mais pesada. Eles preferem migrar para as cidades vizinhas, pois lá também têm empregos sobrando.


Para incentivar alguns trabalhadores, uma fazenda moderna do município paga o salário e o complementa com a renda de algumas sacas de soja. Por Dorjival Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário