terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pioneiro de Brasnorte Manoel Inácio Nunes é fotografado por Dorjival Silva


Pioneiro de Brasnorte: Manoel Inácio Nunes - fotografado por Dorjival Silva
em 18 de 11 de 2014
Neste dia 18 de novembro de 2014, tive a felicidade de conhecedor, conversar e fotografar uma das primeiras pessoas que pisaram o solo de Brasnorte. Manoel Inácio Nunes, nascido no dia 28 de julho do ano de 1924, no município de Araraguá, estado de Santa Catarina, me disse que quando chegou a essa localidade, encontrou poucos barracos de lona e apenas um ou dois sendo construídos de madeira.

Reprodução da cédula de identidade
de Manoel Inácio Nunes por
Dorjival Silva
O pioneiro, hoje com mais de 90 anos de idade, não lembra o dia nem o ano que chegou para fixar residência na então Brasnort. Daquele tempo, além do que viu, lembra-se apenas da fervorosa luta dos poucos moradores para viajarem até a cidade de Tangará da Serra, distante cerca de 340 km, para trazer um padre que rezaria a primeira missa no local que hoje está edificada a Igreja Matriz.


Manoel Inácio contou que após ficar viúvo da primeira esposa, se casou outra vez, já morando em Brasnorte, com a mulher com quem vive até hoje. Nesta data ela está com mais de 70 anos. Dos dois casamentos teve 11 filhos. Texto de Dorjival Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário